Tido como
um dos fatos mais importantes da história de Mato Grosso, no que toca ao seu
desenvolvimento econômico, sobretudo nesta região que em 1977 passaria a
constituir o território de Mato Grosso do Sul, é, oficialmente entregue em 14
de outubro de 1914, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, cujos trilhos foram
ligados a 31
de agosto, completando a obra, com o encontro das duas frentes de trabalho,
de Itapura e Porto Esperança.
O trem inaugural chegou a Campo Grande por volta das 10 horas:
A fim de recepcionar a comitiva oficial que precedia à solenidade inaugural, o intendente municipal, sr. José Santiago, foi a Rio Pardo, acompanhado dos srs. dr. Silva Coelho, juiz de direito, José Paes de Faria, Pedro Romualdo e Miguel Garcia. Aquela ilustre comitiva compunha-se do dr. Carlos Euler, representante do sr. ministro da Viação, coronel José Beviláqua, representando o ministro da Guerra, senador Antônio Azeredo, general Caetano Albuquerque, deputado A. de Mavignier, drs. Firmo Dutra, Emílio Amarante, Hilário Adrião e os jornalistas C.S. Rutlindg do Times, Dário de Mendonça do Jornal do Comércio, do Rio, Macedo Soares de O Imparcial e Sílvio Cardoso, de a Época, além de outras pessoas gradas e convidados.
A Câmara municipal, reunida em sessão solene, recepcionou os visitantes, sendo os representantes do governo saudados pelo juiz de direito dr. Manoel Pereira da Silva Coelho. O senador Antônio Azeredo agradeceu em nome do governo e dos visitantes.
A
ferrovia foi desativada em 10 de junho de 2015.
FONTE: J.
Barbosa Rodrigues, História de Campo Grande, Edição do
autor, Campo Grande, 1980, página 129
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