Pular para o conteúdo principal

O primeiro delegado



Campo Grande, vilarejo iniciado em 1875 por José Antonio Pereira, viveu completamente sem autoridade policial por quase 15 anos, malgrado seu considerável crescimento econômico e demográfico e seu elevado índice de violência urbana e rural. Somente em 7 de março 1889, oito meses antes da proclamação da república, é criada sua sub-delegacia, subordinada à jurisdição de Nioaque, e nomeado o seu primeiro titular, o cidadão Joaquim Vieira de Almeida:


"Tenho a honra de comunicar a Va. Exa. que nesta data entrei em exercício do cargo de subdelegado de polícia para o qual fui nomeado em da de 7 de março p.passado, tendo prestado juramento em 29 de abril como consta da cópia que junto a este".


Com ele assumem também o escrivão João Carlos de Assis Ferreira, os inspetores de quarteirão Francisco Gonçalo Martins e Antonio Francisco de Almeida e o oficial de justiça Manuel Estáquio dos Santos.

Um dos primeiros expedientes do novo chefe da polícia civil foi o encaminhamento de ofício às autoridades judiciais de estados vizinhos, exportadores de criminosos para o Sul de Mato Grosso, solicitando colaboração:

Subdelegacia de Polícia de Campo Grande, 20 de maio de 1889 - Província de Mato Grosso. - Comarca de Miranda, Ilmo. Snr. Sendo as fronteiras pontos em que criminosos de costume procuram para se ocultarem, infestando as localidades como seja esta, que sendo já bastante povoada acha-se atulhada de  criminosos foragidos das províncias vizinhas, segundo a voz pública, parte dos quais habituados a praticarem desacatos, põem sempre em alarme os lugares onde permanecem; tomo por isso a deliberação de dirigir-me a V. S. visto constar haver neste Distrito criminosos dessa Província e Comarca de onde é V.S. muito digno juiz municipal, a fim de se julgar de direito expedir precatórias dirigidas ao Snr. Dr. Juiz municipal do termo de Miranda ao qual pertence esse distrito, a fim de serem capturados. Ilmo. Sr. Dr. Juiz municipal do termo de Rio Verde, da província de Goiás.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O assassinato do prefeito Ari Coelho

Aos 41 anos é morto a bala, em 21 de novembro de 1952, o prefeito de Campo Grande, Ari Coelho de Oliveira (PTB). O assassino foi Alci Pereira Lima que o acometeu em uma emboscada no prédio da CER-3 em Cuiabá, onde o prefeito fora tratar de assuntos de interesses de seu município. Nascido em Bauzinho, município de Paranaíba, fez seus estudos ginasiais no colégio Grambery, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Formou-se em Medicina em 1933, em Belo Horizonte, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais. Chegou a Campo Grande em 1934, onde iniciou sua carreira de médico, fundador e proprietário da Casa de Saúde Santa Maria, denominação dada em homenagem à sua esposa dona Maria Arantes. “Eleito prefeito de Campo Grande no pleito eleitoral de 3 de outubro de 1950, assumiu o executivo municipal em 31 de janeiro de 1951, tendo dentro de seu programa de Honestidade, Responsabilidade e Trabalho, imprimido ao município, no curto período de ...

Inaugurada hidrelétrica de Campo Grande

Campo Grande recebe em 13 de abril de 1923, sua primeira hidrelétrica. Trata-se de pequena usina montada no córrego Ceroula a dez quilômetros da sede do município. O ato solene de início de suas atividades contou com a presença de Álvaro de Carvalho e Altino Arantes, por algum tempo responsável pela iluminação da vila.¹ Poucos dias antes da inauguração, a convite da direção da empresa concessionária, a reportagem do Jornal do Comércio esteve no canteiro de obras e deu detalhes sobre o relevante investimento: Para darmos aos nossos leitores uma boa ideia geral do adiantamento dos importantes serviços que para este fim estão sendo executados pela Companhia Matogrossense de Eletricidade Limitada, aproveitamos a gentileza do convite do ilustrado e competente advogado da companhia, sr. dr.Alindo Lima, para uma visita às grandes obras que estão sendo ultimadas no ribeirão Ceroula. Assim, às nove horas de quinta-feira última, chegávamos no automóvel da empresa, ao posto em que foram fe...

Nasce o professor Múcio Teixeira Júnior

Nasce em Porto Alegre, em 13 de fevereiro de 1892, Múcio Teixeira Júnior. Agrimensor pelo Colégio Militar do Rio, ferroviário, participou ativamente dalmplantação da estrada de ferro Noroeste, onde construiu “toda a área de Itapura, fiz o levantamento dos córregos e a medição do trecho compreendido entre Itapura e Rio Verde, hoje Água Clara”.   Em Campo Grande desde 1928, aqui exerceu várias atividades, destacando-se no magistério local, onde ingressara a convite de Jaime Vasconcelos, então Inspetor Federal de Ensino Secundário. Lecionou Desenho, Geografia e Matemática no Colégio Dom Bosco, passando em seguida a ocupar a cadeira de Matemática no Colégio Osvaldo Cruz, onde em 1935, assumiu a direção de seu internato. Participou ativamente da revolução de 32, havendo lutado “em Coxim, às margens do rio, combatendo as tropas do governo federal, que vinham de Cuiabá. Depois seguimos para São Paulo e lá enfrentamos os gaúchos. Foram tempos difíceis, que me deram ânimo para conti...